O Melhor Destino

Que o melhor destino seja sempre o próximo.

Whitejets

logo_whitejets

Eu conheci a Whitejets em outubro de 2011 na viagem de lua de mel para Punta Cana, fizemos o trecho Campinas/SP – Punta Cana/República Dominicana com escala em Manaus, é uma viagem com 10 horas de duração, tempo suficiente para avaliar os pontos positivos e negativos da empresa.

Voamos em um Airbus A320, avião pequeno e somente com classe econômica que foi fretado por várias operadoras de turismo, nós estávamos com a CVC mas tinha pessoas com pelo menos outras 3 operadoras, alguns inclusive haviam comprado em sites de compras coletivas.

Para começar tivemos um atraso de quase 2 horas sendo que o voo era no período da tarde e o dia estava ensolarado, então a desculpa de neblina ou tempo ruim não valeu, a utilizada foi que o avião vinha do aeroporto de Guarulhos e que acabou atrasando na saída de lá por causa do movimento de pousos e decolagens.

Ok, desculpas aceitas fomos para o embarque que ocorreu sem problemas, o avião é pequeno e possui uma porta na parte da frente e outra na trazeira, como estávamos umas 4 fileiras atrás das asas embarcamos pela porta trazeira. O avião estava bem limpo e organizado, ponto positivo, mas as poltronas eram extremamente pequenas, o espaço entre elas era apertado para uma pessoa com 1,75m de altura e reclinavam apenas 1 nível, ou seja, nada. No mais, tudo conforme o esperado, o corredor até que não é muito estreito levando em consideração as 6 poltronas por fileira, 3 de cada lado da aeronave.

Durante o voo a alimentação foi sofrível, devido ao tempo de viagem tivemos 2 refeições, um café da tarde e uma janta, o café foi até bem servido, pão e suco ou refrigerante, mas o jantar era terrível, comida realmente gelada e dura que os talheres de plástico quase não deram conta.

A chegada em Punta Cana foi sem maiores problemas, entretanto, no retorno novamente o problema do atraso, o voo estava previsto inicialmente para 00:30 hs, por volta das 18 hs do mesmo dia fui informado no hotel que o voo seria adiantado para às 23 hs, então o translado que anteriormente sairia às 22 hs, iria sair às 20 hs, ou seja, correria para em menos de 2 h tomar banho, arrumar as malas e fazer check-out no hotel. Terminamos de fazer check-in no aeroporto por volta das 22 hs e fomos para a sala de embarque, qual não foi a minha surpresa quando fomos informados que o voo atrasaria e o novo horário previsto para decolagem era 1:30 hs da manhã, 3:30 hs de espera na sala de embarque. Tirando o cansaço, para mim não havia maiores problemas já que ficaria em campinas até o dia seguinte, mas grande parte dos passageiros ficaram preocupados por terem voos agendados de volta para casa às 13 hs do dia seguinte, ficando muito arriscado de perderem seus próximos voos.

Resumo da ópera, chegamos em campinas 12:40 hs do dia seguinte, e o comandante precisou pedir para a torre de controle segurar os voos dos passageiros que estavam a bordo, afim de que tivessem tempo hábil para embarcar, e pediu aos demais passageiros que aguardassem sentados até que esses que tinham voos agendados desembarcassem.

Detalhe para a conversa “informal” na troca de tripulação na escala em Manaus, o comandante que estava saindo disse que estava pilotando a 3o horas sem descanso, por isso atrasou o voo de volta já que existe um tempo minimo de permanência em terra entre um voo e outro. O outro comandante xingou ele dizendo que poderia causar a demissão dele, mas a empresa não tem controle sobre o tempo de trabalho dos seus funcionários?!

Enfim, voar com a Whitejets foi bastante cansativo e estressante, uma experiência bastante negativa para quem estava em sua segunda viagem de avião e só tinha a referência da muito boa Azul.

Autor: Rafael Pereira

Blog voltado para turismo com atrações, avaliações e dicas de companhias aéreas, destinos, hotéis e restaurantes.

Obrigado por colaborar com O Melhor Destino.